2º Empreenda Caraguatatuba supera as expectativas com 21,5 mil visitantes e R$ 10 milhões em negócios durante cinco dias

foto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, realizou o 2º Empreenda Caraguatatuba entre quarta-feira e domingo (18 e 22/9), na Praça da Cultura, no Centro.

 

O maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte superou as expectativas de público e atraiu 21,5 mil visitantes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte/RM e de todo o Estado de São Paulo, além de pessoas da Venezuela, Líbano, México, Espanha, Bolívia, Romênia, Estados Unidos e Uruguai. O volume de negócios fechados chegou a R$ 2 milhões por dia.

Em 2018, 10 mil pessoas visitaram os estandes do maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte entre os dias 8 e 11 de novembro. A Secretaria de Planejamento estimava que o número de visitantes dobraria em relação ao ano passado.

Vera Lucia Costa do Nascimento, proprietária da Dellaju Cosméticos, conta que ficou surpresa com o movimento do Empreenda Caraguatatuba. Ela, que esteve como visitante na edição de 2018, este ano veio como expositora e só com o preenchimento de cupons no seu estante. “No primeiro dia foram 140, no sábado, 450. Não esperava tanto! No total, foram 1.489 cupons, fora os atendimentos”, comemorou.

Para o corretor de imóveis Celso Esteves, da Líder Imóveis, esta edição se mostrou ainda mais promissora que a anterior. Ele fechou dois negócios com turistas de Campinas e Paulínia e outras seis em análise. “Foi sensacional, acima de todas as nossas expectativas”, destacou.

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Sebrae/SP assinaram o convênio para a realização do Caraguatatuba Empreendedora IV no último sábado (21/9), no 2º Empreenda Caraguatatuba, na Praça da Cultura, no Centro.  A iniciativa capacita gratuitamente empresários, microempreendedores, potenciais empreendedores, artesãos e pequenos produtores rurais com palestras, consultorias e oficinas voltadas para a gestão de negócios.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Tirso de Salles Meirelles, veio a Caraguatatuba neste sábado (21) para conhecer a maior feira de empreendedorismo do Litoral Norte.

O prefeito Aguilar Junior e o gerente do Serramar Shopping, Marcelo Aparecido Luiz, anunciaram a vinda de uma unidade das Lojas Renner para o shopping no segundo semestre de 2020. Serão 200 empregos diretos gerados na cidade com a instalação da loja.

Palestras

A palestra “Caraguatatuba e seus Potenciais de Negócios”, com o prefeito Aguilar iniciou o ciclo de debates da maior feira de empreendedorismo do Litoral Norte, na quarta-feira (18).

Além do prefeito, também ministraram palestras nos cinco dias de evento, nomes como Laura Barbosa (analista de importações da Investe SP), Geraldo de Assunção Júnior (especialista em programação neurolinguística), Igor da Guia Rosa (engenheiro da UTGCA Monteiro Lobato), Henrique Nunweiler (fundador das franquias Desbravadores Airsoft e Action VR de jogos de diversão), Guilherme de Almeida Rosa (diretor da ABRH/SP – Regional Vale do Paraíba e supervisor do CIEE de São José dos Campos), Maurício Tomé (administrador de empresas, instrutor MasterMind Lince e diretor Distrital Vale do Paraíba na empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance), Érika Stancolovich (CEO do Instituto Stancolovich, doutora em Psicanálise e Oficial da Reserva de 2ª classe da Força Aérea Brasileira), Cezar Scarpato (arquiteto e urbanista, com certificação internacional em edificações sustentáveis – selo verde) e Luiz Otávio Cristo Cabral (formado em Aviation Science pela North Shore Community College –Massachussets, EUA/ e Transporte Aéreo pela Universidade de Guarulhos – UNG), instrutor de voo e diretor da Charlie 0, empresa de consultoria em treinamentos aeronáuticos).

As Rodadas de Negócios ocorreram nos dias 19, 20 e 21 de setembro, às 14h, sob coordenação do Sebrae/SP. No sábado (21/9), o Sebrae/SP promoveu uma rodada de negócios extra às 16h, em função da alta procura. Compradores e vendedores tiveram até dois minutos para negociar produtos e serviços.

Na quinta-feira (19), o Empreenda Caraguatatuba recebeu a oficina “Como Formar Preço de Venda”. Empresários de pequenos negócios e potenciais empreendedores participaram da oficina “Como Vender Mais e Melhor” na sexta-feira (20). Ambas capacitações gratuitas foram realizadas pelo Sebrae/SP.

O Sebrae/SP também trouxe os óculos de realidade virtual.  O usuário participa de um tour uma loja-conceito de moda e as tendências do mercado. No passeio, recebe dicas de iluminação, layout e organização de produtos. O ambiente apresenta os conceitos de visual merchandising para lojistas ou interessados em investir no setor.

Em 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba ofertou 76 estandes para empresas do município de Caraguatatuba e outros 10 para firmas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM/Vale).

No Empreenda Caraguatatuba 2019, a organização sorteou três estandes entre os estabelecimentos participantes do 14º Festival Gastronômico Caraguá a Gosto (realizado de 1º de agosto a 8 de setembro), além dos outros seis do Edital de Chamamento Público 05/2019.

O lançamento do maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte foi no dia 11 de setembro, com a palestra “Quais São Seus Valores?”, com empresário e escritor, Geraldo Rufino, proprietário da JR Diesel, líder em reciclagem de caminhões na América Latina.

O 2º Empreenda Caraguatatuba foi uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e contou com o apoio da Sabesp, Sebare/SP, Grupo Focus Leader, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Associação dos Quiosques de Caraguatatuba (AQC), Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), De Huber Acabamentos para Construção, Caraguá Luz, Charlie 0 – Gestão e Suporte de Treinamento Aeronáutico, Concessionária Tamoios, MasterMind Treinamentos de Alta Performance, Grupo Studio, Optilink Ultraconexão, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Imaruí Litoral Norte Distribuição Logística Ltda, Inglês Inteligente, Instituto Federal (IF/SP), Litoral Med, Centro Universitário Módulo e Petrobras.

 

Acompanhe a matéria completa em: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2019/09/2o-empreenda-caraguatatuba-supera-as-expectativas-com-215-mil-visitantes-e-r-10-milhoes-em-negocios-durante-cinco-dias/